terça-feira, 18 de agosto de 2020

Construções Psíquicas Podem se tornar Armadilhas

 Segundo Morgan, Gareth o indivíduo tem a tendência de           cair em armadilhas construídas  por eles mesmos com base em suas inquietações,medos, desejos , dores, questões não resolvidas, etc. Essa base é inconsciente. O indivíduo nao  tem consciência da razão pela qual ele esta agindo dessa ou daquela forma.

Esse fenômeno ocorre baseados nesses conte´dos inconscientes,mas ele se manifesta es e personifica através de pensamentos, ideias, forma de raciocínios, teorias, e até mesmo construções de organizações sociais. Por exemplo. A instituição do casamento vem por uma necessidade de formalizar uma união que se tornará uma instituição  que dará ao sujeito segurança  sensação de pertencimento. 

Em função dos medos e até a dificuldade de lidar com sua finitude p sujeito cria rituais,institucionaliza e constrói muitos modelos de organizações que o dará segurança de que ele será eterno.

Por conta dessas construções estarem vinculadas e relacionadas profundamente com conteúdos inconscientes, elas se tornam armadilhas, as quais acabam exercendo controle sobre seus criador e o impossibilita de provocar transformação consistente e intervenções legítimas sobre sua própria obra.

Vejamos o caso de Frederick Fayol o pai da administração. Ele possuía uma personalidade obsessiva compulsiva. Ele foi responsável por revolucionar teoricamente

  de forma profunda  as ações das empresas na época na época da Revolução Industrial. Sua teoria tinha como base essencialmente a organização e o controle, o que um obsessivo compulsivo precisa desenvolver como sintoma

Outro exemplo foi Sigmund Freud que foi o criador da psicanálise, cujo contexto era uma cultura judaico cristã que contrariava justamente suas  questões e angústia relacionadas a sexualidade.

Considerando o que foi dito , as construções psíquicas  podem se tornar na verdade prisões, onde será necessário que haja uma intervenção  externa para que esses fenômenos sejam validados

Para bem representar  esta visão vejamos o mito da caverna de Platão que foi citada no livro "A Republica de Platão" como um exemplo classico de como funciona essas  Prisões Psíquicas

Ao estudara fundo a ideia da relação entre realidade, conhecimento e aparência discutida por Platão usanso a Caverna podemos entender que ao longo da vida estamos construindo sistematicamente modos de pensar, formas de raciocínio e teorias    que podem se tornar válidas até certo ponto,pois sem a avaliação externa ela se tornará uma armadilha. Ou seja, toda produção desse sujeito precisa ser exposta à luz do conhecimento externo.

Para compreender mais sobre essa metáfora da caverna de Platão como uma prisão psíquica vamos imaginar uma mesma forma de raciocínio , um mesmo padrão  de pensamento ou mesmo alguma teoria que não pode ser questionada, não há instrumentos ou possibilidades de uma avaliação eficaz á fim de serem validadas.

Assim é a Caverna de Platão  . Deixo com vocês este vídeo abaixo para melhor explicar a ideia da caverna

O sol é o conhecimento, as aparências eram formadas por figuras na parede. Essas figuras seriam em analogia ás construções psíquicas, os raciocínios, pensamentos e teorias construídas sem validação, sema interferência do "Sol" que ilumina e mostra o que é realidade.


   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...