sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Violência Emocional

 Por Rosangela Brunet


Cada um possui um espaço vital que precisa ser respeitado  O espaço vital esta intimamente ligado á subjetividade, o que significa.....

"O espaço vital psicológico ou espaço de vida do indivíduo é um conceito criado por Kurt Lewin, e é definido como “a totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivíduo num certo momento” (LEWIN, 1973, p. 28).


Há uma fronteira de contato que deve ser atravessada ou não, em função da permissão de cada um. A questão principal é justamente esta. O quanto se sabe negociar nessa fronteira quando ela não foi bem definida ao longo da vida. Quando o indivíduo sofreu violência emocional desde a infância sua fronteira será ameaçada e sua noção de fronteira não esta claramente  definida. O sujeito não saberá bem se deve deixar algum elemento entrar ou não. Alguns tem fronteiras rígidas, outros possuem fronteiras tão abertas que são impedidos de perceber o que e seu e  o que é do outro. Muitos abusos emocionais e físicos acontecem nesses casos.O prior de tudo isso é quando se percebe o quão invasivo uma pessoa pode ser, o quão violentado alguém pode ser sem se dar conta disso. Esse fato favorece casos como vimos nesta semana da Mariana Ferrer cujo estuprador foi absolvido por estupro sem dolo 
Isso ocorre em função do sujeito ter que criar defesas no ego  que sejam suficiente para lidar com o outro sem ser controlado ,invadido ou sem controlar ou invadir ; para poder aprender a se defender e lidar  o meio da melhor forma que for  possível. O sujeito precisa de defesas para evitar ser violado ou desrespeitado em sua integridade.
Podemos entender melhor o conceito de espaço vital  se fizermos uma analogia da casa como sendo o um símbolo do próprio sujeito. Esse símbolo tem respaldo na psicologia. Por exemplo, o Teste de Personalidade HTP há tanto tempo  utilizado vê a casa dessa forma.  
Considerando essa base pensemos. Uma casa  possui paredes, portas ,divisões, tetos, conteúdos e muros. Dentro dessa casa também encontramos vários móveis e objetos de valor .

Dentro deste lugar há uma energia vibrando, gerando, transitando e produzindo vida. .Cada cômodo que se habita tem uma função essencial nessa dinâmica. Nada é em vão, nem que sejam nossos porões mais fechados e empoeirados. Ainda que a casa esteja rigorosamente fechada e ameaçada de extinção , uma intervenção deve ser discutida por terceiros. Obviamente, cada um possui seu tempo e seu modo de se abrir e se fechar para sua expansão  ou fechar para sua introspecção. A lei da vida deve ser respeitada. É como se fosse uma lagarta em sua metamorfose. Não adianta ter pressa. a natureza vai reclamar quisermos apressar algum crescimento ou nascimento.

Gostaria de colocar uma questão que pode se tornar um ponto de partida para abordarmos o tema Violência emocional. Continuando com a analogia da casa, eu pergunto : qual o critério que se deve  ser utilizado para se violar, desrespeitar o direito de privacidade? O que pode ser tão vital a ponto de uma casa ser invadida e totalmente devastada pelo desrespeito? O que pode ser tão vital para que alguém se aproprie de forças para quebrar uma porta, para derrubar um muro para entrar no espaço de outra pessoas para supostamente "organizar a vida dela, ou para ajudá-la, redefinir sua bagunça ou redefinir seus valores"?

Isso parece um exagero, mas isso é uma prática que se inicia dentro de casa em muitas famílias disfuncionais, onde não foi criado limites, não houve educação suficiente para que a palavra respeito seja entendida ou até mesmo em sociedades onde o corpo do outro ainda parece ser posse de uma herança machista 

Para entendermos melhor o que esse fenômeno tem á ver com família  e sociedade. é necessário explicarmos o conceito de contato. 

Segundo  Fritz Perls "O contato só pode acontecer entre dois seres separados, sempre exigindo independência e sempre se arriscando ser capturado na união" 

Lendo este trecho fico lembrando uma frase muito conhecida ; "Este território(casa) me pertence" . O sentimento de posse é um equívoco. Atualmente o sentimento de desapego tem sido muito valorizado e incentivado a ser desenvolvido ,pois ele gera medo ,ansiedade e até mesmo ,dependendo do grau de instabilidade emocional, pode gerar anulação de identidade do outro,  dependência e até morte.

É possível atualmente vermos uma enorme quantidade de   maridos matando esposas ou namoradas; mulheres que não se conhecem e são dependentes financeiramente e emocionalmente de seus companheiros,. Eu pergunto então, qual o preço que você paga para pertence a alguém  ou possuir alguém como propriedade? O que isso significa para você hoje? Essa pergunta é fundamental ,pois quando falo de posse estou me referindo a um sentimento total violência física. Nestes casos a relação iniciou com duas pessoas cuja fronteira de contato não eram bem delimitadas. Um teria sua fronteira rígida gerando um comportamento invasivo, e o outro possui uma fronteira tão aberta, flexível, vulnerável que qualquer elemento pode entrar e sair sem a consciência do proprietário.











1. https://jus.com.br/artigos/86521/caso-mariana-ferrer-o-estupro-doloso-cometido-pelo-site-the-intercept-brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...