Por Rosangela Brunet
Cada um possui um espaço vital que precisa ser respeitado O espaço vital esta intimamente ligado á subjetividade, o que significa.....
"O espaço vital psicológico ou espaço de vida do indivíduo é um conceito criado por Kurt Lewin, e é definido como “a totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivíduo num certo momento” (LEWIN, 1973, p. 28).
Dentro deste lugar há uma energia vibrando, gerando, transitando e produzindo vida. .Cada cômodo que se habita tem uma função essencial nessa dinâmica. Nada é em vão, nem que sejam nossos porões mais fechados e empoeirados. Ainda que a casa esteja rigorosamente fechada e ameaçada de extinção , uma intervenção deve ser discutida por terceiros. Obviamente, cada um possui seu tempo e seu modo de se abrir e se fechar para sua expansão ou fechar para sua introspecção. A lei da vida deve ser respeitada. É como se fosse uma lagarta em sua metamorfose. Não adianta ter pressa. a natureza vai reclamar quisermos apressar algum crescimento ou nascimento.
Gostaria de colocar uma questão que pode se tornar um ponto de partida para abordarmos o tema Violência emocional. Continuando com a analogia da casa, eu pergunto : qual o critério que se deve ser utilizado para se violar, desrespeitar o direito de privacidade? O que pode ser tão vital a ponto de uma casa ser invadida e totalmente devastada pelo desrespeito? O que pode ser tão vital para que alguém se aproprie de forças para quebrar uma porta, para derrubar um muro para entrar no espaço de outra pessoas para supostamente "organizar a vida dela, ou para ajudá-la, redefinir sua bagunça ou redefinir seus valores"?
Isso parece um exagero, mas isso é uma prática que se inicia dentro de casa em muitas famílias disfuncionais, onde não foi criado limites, não houve educação suficiente para que a palavra respeito seja entendida ou até mesmo em sociedades onde o corpo do outro ainda parece ser posse de uma herança machista
Para entendermos melhor o que esse fenômeno tem á ver com família e sociedade. é necessário explicarmos o conceito de contato.
Segundo Fritz Perls "O contato só pode acontecer entre dois seres separados, sempre exigindo independência e sempre se arriscando ser capturado na união"
Lendo este trecho fico lembrando uma frase muito conhecida ; "Este território(casa) me pertence" . O sentimento de posse é um equívoco. Atualmente o sentimento de desapego tem sido muito valorizado e incentivado a ser desenvolvido ,pois ele gera medo ,ansiedade e até mesmo ,dependendo do grau de instabilidade emocional, pode gerar anulação de identidade do outro, dependência e até morte.
É possível atualmente vermos uma enorme quantidade de maridos matando esposas ou namoradas; mulheres que não se conhecem e são dependentes financeiramente e emocionalmente de seus companheiros,. Eu pergunto então, qual o preço que você paga para pertence a alguém ou possuir alguém como propriedade? O que isso significa para você hoje? Essa pergunta é fundamental ,pois quando falo de posse estou me referindo a um sentimento total violência física. Nestes casos a relação iniciou com duas pessoas cuja fronteira de contato não eram bem delimitadas. Um teria sua fronteira rígida gerando um comportamento invasivo, e o outro possui uma fronteira tão aberta, flexível, vulnerável que qualquer elemento pode entrar e sair sem a consciência do proprietário.
1. https://jus.com.br/artigos/86521/caso-mariana-ferrer-o-estupro-doloso-cometido-pelo-site-the-intercept-brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário