"Há tanta beleza no simples. Num simples sorriso, no olhar de quem te ama. Tanta riqueza, tanto poder no que não se compra, no que realmente é teu. Sabe o que de fato te pertence? O que o amor fez brotar em ti. O resto é poeira, mesmo que tenha custado todo o teu dinheiro."Gi Stadnicki
Bianca Pinheiro nos apresenta um projeto chamado "Pequenas Satisfações Humanas", o qual é super interessante.Ela se utiliza da arte em tirinhas para falar sobre aqueles prazeres humanos simples e bastante subjetivo como, por exemplo:
"Passar cotonete no ouvido, espirrar, sentar em cima das mãos durante os dias frios, tirar um cochilo revigorador, escutar sua música favorita quando você menos espera, estourar plástico bolha… ! São momentos que nos fazem sentir aquela pontinha de satisfação que, mesmo vindo de coisas pequenas e tidas como insignificantes por alguns, acabam fazendo com que um sorriso discreto tome lugar nas nossas faces(...)você irá se identificar com as ilustrações...”
Schutz disse que "O prazer é o sentimento que provém da realização do nosso potencial .A realização traz ao indivíduo o sentimento de que pode defrontar-se com seu meio ambiente;o sentimento de autoconfiança, de ser uma pessoa importante,competente e amorável ,capaz de manejar as situações á medida que surgem, de usar plenamente suas próprias capacidades de ser livre para expressar seu sentimentos. O prazer requer um corpo energético e vivo,auto satisfação, relações produtivas e satisfatórias com os outros e uma relação bem sucedida com a sociedade"[1]
No entanto, segundo Fritz Perls "O homem moderno vive num baixo grau de vitalidade.Ele acha que o tempo para diversão ,prazer,crescimento e aprendizagem é a infância e a juventude, e abdica da vida espontânea quando atinge a maturidade. Parece haver perdido toda capacidade de sentir e de se expressar direta e criativamente. Ele é muito bom falando em problemas, mas pouco sabe lidar com eles.Reduziu a vida a uma série de exercícios verbais e intelectuais.Pouco sabe da verdadeira vida criativa."
Em seu artigo, Luiz Carlos Garrocho que "A infância tornou-se, em determinados momentos históricos e em alguns contextos sociais, detentora da memória lúdica humana. Ela conquistou essa memória porque os adultos estavam por demais ocupados com a produção e a reprodução da vida. Além de serem depositárias de uma memória que os adultos não podem, nas sociedades industriais, exercitá-la, as crianças reinventam a história humana. Inventam o tempo em que os seres humanos se envolviam corporalmente com o mundo. A criança fabrica o sentido e explora os sentidos antes de ficar memorizando abstrações. Entra em contato com a terra, deixando-a deslizar pelas mãos, sentindo o seu escoamento até fazer um filete comprido.Muitos artistas continuam fazendo o mesmo , e por isso eles guardam uma estranha e aparentemente secreta sensação de felicidade e liberdade."[2]
Segundo a Teoria da Análise Transacional" na infância, a "criança é livre", é aquela que faz espontaneamente aquilo que ela quer, independentemente de regras e normas. Elas são motivadas, possuem um entusiasmo espontâneo, são criativas e independente Elas possuem esta capacidade de apreciar pequenos prazeres como brincar com a água, andar descalço, sentir o pingo da chuva caindo, colocar a mão na terra sem sentir nojo, cair de rir sem sentir vergonha, elas fazem disso uma fonte de alegria e felicidade Com o passar do tempo o indivíduo vai perdendo essa espontaneidade , e se distanciando dessa criança que ainda vive dentro de si . A criança livre que habita em cada um é a fonte de criatividade ,imaginação e alegria.A espontaneidade é justamente quando esse indivíduo resgata essa criança interior esquecida pelas travessias sociais. É quando os sentimentos, as percepções e as sensações mais legítimas estivesses voltando a viver dentro do indivíduo.E é nesta jornada de amadurecimento que ocorre o processo de individuação. É quando começamos a tomar consciência e rever cada padrão de pensamento . C.G. Jung chama isso de "pensamento Limitador ".Se torna, então imperativo repensar cada ação relacionada a estes pensamentos, e observar quais são os hábitos e gerados por estas limitações responsáveis pelo bloqueio mental, emocional e comportamental.
“Sem a consciência (de nossos) potenciais, limitações e das(nossas)necessidades , a liberdade é um conceito ilusório. Essa é a razão de encontrarmos, nos dias de hoje, tanto falatório sobre a liberdade, e tanta compulsividade e instinto gregário e falta de liberdade, conseqüências da negligência em relação à necessidade"providencial" inata, à necessidade de "individuação", que exige nos tornarmos aquilo que somos "destinados a ser"(E. Whitmont ,In "A Busca do Símbolo")
Segundo Ângela Magda, Denise de Souza e Mônica Neves “Se queremos matar uma ideia em sua nascente, basta criticá-la efusivamente ao ser apresentada, rir ou ridicularizá-la diante.dos demais; e se quem a apresentou não desenvolveu ainda características de personalidade como persistência, independência de pensamento, autonomia e coragem para assumir riscos (como acontece freqüentemente com a criança pequena, em estágio de desenvolvimento), teremos então a quase certeza de que seu pensamento criador, no nascedouro rico, espontâneo e divergente, passará por uma transformação radical, da qual restará apenas a rigidez, o conformismo, a dependência de pensamento, a cópia e reprodução das idéias. " [3]
As escolas e educadores sob a influência dessa cultura sofrem com esse tipo de determinismo limitador. Podem ser veículos inibidores da criatividade de muitas crianças caso não estejam consciente dessa realidade.
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Obra de Cândido Portinari "Meninos Soltando Pipas",1938 |
O fato é que se não tomarmos cuidado acabamos nos tornando robôs sociais. Sem autenticidade espontaneidade suficiente para prazer suficiente nas coisas simples e essenciais,as quais não possuem preço,pois não estão á venda.
Atualmente estamos vivendo em uma época que apesar de termos liberdade para se expressar, para fazer e penar oque quisermos , tenho que concordar com Sliker quando ele diz que " Para ser autêntico e espontâneo é preciso muita coragem, pois vivemos em um universo onde expressões de visão individual representativa do que é subjetivo não são bem vindas .A sociedade ,embebida em pensamento egoísta e na luta pela sobrevivência procura o objetivo, o tangível, o certo, o seguro”[4]
Por isso a arte é tão importante, pois ela facilita o resgate desta espontaneidade de várias formas.
Em primeiro lugar, porque uma da técnicas utilizadas para resgatar esta espontaneidade é tomar consciência de si mesmo como objetivo de desenvolver o autoconhecimento e auto satisfação.E a arte facilita isso porque os materiais utilizados pelos artistas podem servir, se bem direcionado, para otimizar este processo.
Em segundo lugar porque a espontaneidade e a criatividade esta diretamente proporcional a capacidade de conhecer e lidar com seus próprios sentimento,impulsos e instintos . (FREUD, 1910) disse: “A natureza deu ao artista a capacidade de exprimir seus impulsos mais secretos, desconhecidos até por ele próprio, por meio do trabalho que cria; e estas obras impressionam enormemente outras pessoas estranhas ao artista e que desconhecem, elas também, a origem da emoção que sentem”.
E finalmente, porque as imagens contidas no inconsciente são resgatadas no fazer artísticos.Mas você pode estar pensando :eu não sou artista,não tenho nenhuma habilidade artística .
Minha intenção nesta reflexão é chamar a atenção para o fato de que todos nós possuímos um gênio criativo dentro de cada um, mas se encontra reprimido e desconhecido , pois não fomos educados para desenvolver nosso cérebro em toda sua dimensão .A espontaneidade foi comprometida e até mesmo, em muitos casos, totalmente anulada. Mark Rothko, um artista que muito admiro disse uma vez :" Para nós, a arte é uma aventura em um mundo desconhecido, que pode ser explorado somente por aqueles dispostos a assumir os riscos. Eu não sou um abstracionista. ... Eu não estou interessado nas relações de cor ou forma ou de outra coisa. ... Estou interessado apenas em expressar as emoções humanas ... ".
Schutz nos explica que a nossa capacidade de aprender, perceber e sentir esta num nível inconsciente e diretamente ligada ao desenvolvimento emocional.Aqui é onde a nossa "criança livre precisa ser respeitada e aperfeiçoada conforme cada cultura, mas sem anular a identidade do indivíduo e mantendo sempre a capacidade de responder as demandas sociais de forma equilibrada,ou seja, saber encontrar o equilíbrio entre o que desejo e necessito e o que a sociedade me impõe e requer de mim. Fritz Perls dizia que o maior desafio do homem é esse:encontrar este equilíbrio,e que a neurose se instala nesse meio fio que vamos alinhavando ao longo na tão complexa jornada.
“As palavras que movem e que constituem perigo são as palavras que não podem ser ditas em nenhuma língua: as palavras dos sonhos. [...] Quando não se fecha uma estória, a multidão fica contaminada pela doença de sonhar.” (Mia Couto. "Antes de nascer o mundo").
Enfim, o gênios criativo que esta dentro de cada um de nós tem esta capacidade:encontrar esta palavra escondida, a imagem desconhecida, o outro que nos habita, e isso nos vem no fazer artístico através de imagem, de cores, de sons, ou materializada em argila ou movimento, cenas pintadas, sons e letras. Seja em qual for o tipo de arte, você poderá alcançar esta "palavra". Mia couto sabia o que estava falando quando se referiu a esta linguagem tão perigosa.Ele sabia que ela era transformadora e libertadora,pois tinha consciência de seu poder de conectar o homem com seu seu verdadeiro Self .
Referências:
[1] Fonte: Entrevista: Alma e pensamento sem fronteiras - Dulce Briza - Revista JUNG e JUNG Vida e Obra de Nise da Silveira.
[2]Allisson Vasconcelo Oliveira e Isabelle Fernandes Vieira de Matos Rocha
[3]Trecho da carta de Jung para Frau V. - Fonte: C. G. Jung CARTAS - vol 1 selecionadas e editadas por Gerhard Adler com a colaboração de Aniela Jaffé - Petrópolis - Vozes, 2002-2003Instituto C. G. Jung MG
[4] livro Memórias, Sonhos e Reflexões- Jung
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