quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Psicoterapia e Autoconhecimento


Por Rosangela Brunet


O ego não consegue distinguir entre uma situação e sua interpretação de uma reação a essa situação. Podemos dizer "Que dia horrível!" sem atentarmos para o fato de que o frio, o vento e a chuva ou qualquer elemento ao qual estejamos reagindo não são horríveis. Eles são como são. O que é horrível é nossa reação, a resistência subjetiva a eles e a emoção que é criada por essa resistência. ...o ego sempre interpreta mal o sofrimento como um prazer porque, até determinado ponto, ele se fortalece por meio desse estado negativo(...) Quanto mais forte o ego, maior a probabilidade de vermos as pessoas como a principal fonte dos nossos problemas.

Há também uma grande chance de que tornemos a vida difícil para os outros.(...) O medo e a desconfiança que o ego tem das pessoas, sua tendência a enfati zar a alteridade concentrando-se nas falhas e tornando-as a identidade do outro, ganham uma proporção maior e transformam todos em monstros desumanos. O ego precisa das pessoas, porém seu dilema é que, no fundo, ele as odeia e as teme. Na afirmação de Jean-Paul Sartre em "O inferno são os outros" é a voz do ego forte falando " (Eckhart Tolle)

Baseado no texto acima podemos entender a importância do Autoconhecimento promovendo uma Melhor Percepção do mundo interno para que o mundo externo seja percebido de forma que indivíduo possa atuar no meio de forma saudável e eficaz.

"Não podemos mudar, não podemos nos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos"Carl Rogers ,Tornar-se Pessoa)

Carl Rogers acreditava que "o ser humano tem a capacidade manifesta ou latente de compreender-se a si mesmo e resolver seus problemas de modo suficiente para alcançar a satisfação e eficácia necessária ao funcionamento adequado” Mas essa não é uma tarefa fácil.É uma jornada longa e trabalhosa.

"Normalmente a pessoa não pergunta :Quem sou eu? A identidade de cada um é tida como certa.Toda pessoa traz consigo na carteira documentos que servem para identificá-las....mas a quando a insatisfação se transforma em desespero, e a insegurança dá lugar ao pânico o indivíduo começa a se perguntar:Quem sou eu?" Alexander Lowen (O Corpo Traído, p.15)

É preciso coragem para enfrentar aquilo que não conhecemos."Torna-te quem tu és" é uma frase desafiadora e a gente tem a vida toda para entender seu significado. Por isso, a Psicoterapia se faz necessário.Nossa forma de entender o mundo, avaliar os fatos e formar opinião sobre qualquer assunto esta muito ligado a nossa percepção .Isso,obviamente afeta nossas relações interpessoais e afetivas.Por isso, julgar um fato pode ser uma oportunidade de refletir sobre quais as novas perspectivas podemos obter dele.A imagem ao lado é um exemplo clássico de que o todo não é a soma das partes.O todo para ser entendido é necessário um critério subjetivo.

Cada um vê uma parte ou duas, e paulatinamente vamos expandindo nossa percepção .Em cada momento da nossa vida vamos sendo mais capazes de enxergar algo , que antes não víamos,ou então podemos deformar os fatos ,enxergando-os segundo a nossas forma de organização , segundo nossa experiência e referencial de vida .Olhe a figuras e veja o que você enxerga.Uma mulher velha ou jovem ? 
Pois é.Assim é nossa percepção de mundo. Há que se empenhar na ampliação da consciência .Para isso a Psicoterapia é fundamental ,pois trabalha o autoconhecimento em direção ao desenvolvimento Pessoal.


Uma única coisa é necessária: a solidão. A grande solidão interior. Ir dentro de si e não encontrar ninguém durante horas, é a isso que é preciso chegar. .." Rainer Rilke

Pensar em psicoterapia é pensar no processo de autoconhecimento em direção ao Desenvolvimento Pessoal. Uma coisa esta ligada a outra. Não se pode falar em crescimento pessoal se o indivíduo não se conhece. Não se pode falar em ter auto estima se uma pessoa não se conhece.Como amar o que não se conhece. Como valorizar o que não se sabe, como desenvolver o que não se pode enxergar. A forma como você vê o mudo revela quem você é. Na medida em que sua visão de mundo se amplia as possibilidades de se transformar aumentam.

A psicoterapia é um meio utilizado por psicólogos no sentido de facilitar esse processo auxiliando as pessoas a lidar com seus conflitos, enxergar os pontos cegos e sua visão distorcidas de mundo. O resultado será uma capacitação maior no enfrentamento de seus conflitos, melhoria em sua relações interpessoais, afetivas e familiares, e conseqüentemente maior criatividade para encontrar soluções e saídas em suas atividades sociais ,profissionais e pessoais

A psicoterapia se faz necessária porque não conseguimos nos olhar de fora. Estamos sempre dentro e, então neste momento somos cegos.”Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...