quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Lidando com a Crítica

Por Flavia Melissa

1. As pessoas não te enxergam como você é, e sim como elas são. A cada instante, somos bombardeados de estímulos externos (cerca de14 milhões de estímulos, para ser mais exata), o que faz com que seja impossível que prestemos atenção a tudo o que nos cerca ao mesmo tempo. A forma que encontramos de “filtrar” esta mundarada de estímulos é julgar o que acontece à nossa volta a partir de uma coisa chamada sistema de crenças, ou seja, um conjunto de opiniões pré-concebidas sobre as coisas, que acaba se formando em nosso psiquismo na base da repetição e do impacto emocional. O resumo disso é que a gente enxerga o que acontece à nossa volta baseada no que acontece dentro da gente, e isso vale pra tudo – desde criar uma opinião sobre o contexto político do país até achar uma pessoa bacana ou não. Saber que quem você é de verdade é quase a última coisa que importa quando alguém emite uma opinião ou julgamento sobre você vai te ajudar a respirar fundo da próxima vez em que alguém falar algo sobre você.

2. Incomodou, doeu? Leva pra casa que é teu. Ou seja: o que a outra pessoa pensa de você é problema dela, mas se você fica ofendido e/ou magoado com isso, o problema passa a ser seu. Todas as vezes em que ficar irritado ou entristecido com alguma crítica recebida, leve mais tempo refletindo sobre os motivos de ter ficado tão tocado por isso do que tentando provar por a mais b que a outra pessoa está errada. Olhe para dentro e busque identificar de onde vem a sua necessidade de receber reconhecimento e aprovação do outro, e invista em um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para aprofundar estes questionamentos. A gente pode não perceber isso de uma forma mais direta, mas a falta de tolerância com opiniões negativas de outras pessoas pode influenciar de forma super impactante escolhas importantes na vida, como o tipo de pessoa que escolhemos para nos relacionar e até mesmo que rumo damos à nossa vida profissional. Conseguir ter um panorama de como a sua vida vem sendo influenciada pela opinião das pessoas a seu respeito é fundamental para conseguir mudar o rumo das coisas que você não gosta na sua vida.


3. As pessoas decidem em menos de um segundo se gostam de você ou não. É exatamente isso que as pesquisas científicas sobre comportamento humano apontam: milissegundos são necessários para seu cérebro decidir por você se você gosta ou não de alguém – e o mesmo vale para você. Então aceite o fato de que as pessoas podem ter, em milésimos de segundo, se deparado com um “você” que não encaixou lá no espaço interno que elas tinham pra te receber – e elas têm todo o direito de terem uma opinião negativa sobre você. E o que é pior é que estas pesquisas mostram que esta opinião é meio que irreversível, ou seja: por mais tempo que você dedique em fazer esta pessoa mudar a opinião que criou a seu respeito, ela sempre vai obedecer ao ditado de que “a primeira impressão é a que fica”; esta dica vale especialmente para pessoas que, assim como eu fiz durante muito tempo, passam um tempo absurdo se explicando, querendo ser entendidas e tentando rebater as críticas que receberam. Na esmagadora maioria das vezes, não vai adiantar.

4. Ninguém está errado em sua visão de mundo. E isso se aplica tanto à pessoa que está te julgando quanto a você. Todo mundo tem um motivo de ser como é e de pensar como pensa, então aceite que o seu grande desafio nesta vida é vencer a dualidade mental de que existem os “certos” e os “errados” absolutos. O que, na prática, significa dizer que você pode estar certo e quem te diz que você está errado… Também. Invista mais tempo e energia em ser feliz pensando do jeito que você pensa do que tentando mudar a ideia dos outros sobre você, como se eles estivessem errados em suas opiniões e pontos de vista. Quem te ama está certo em te amar e quem te odeia está certo em te odiar – e nada disso te define. Leia novamente os itens 1 e 3 se ainda não tiver ficado claro, e o item 2 se ainda estiver inconformado com isso.

5. Aceita que dói menos. Não importa o quão incrível você seja, sempre vai ter alguém que vai dizer que você está sendo incrível porque nasceu em berço de ouro, porque quer se beneficiar da sua incriveldade de alguma forma ou que é uma farsa, porque ninguém pode ser tão incrível assim. Quanto mais energia você investe em justificar seus comportamentos, fazer os outros mudarem de ideia sobre você ou tentar se adequar ao que esperam de seus comportamentos e atitudes, menos energia você vai ter para aproveitar as coisas boas da sua vida. Leve cada incômodo com cada crítica recebida como oportunidades valiosas de autoconhecimento e reflexão pessoal sobre a pessoa que você é e como quer ser. Contanto que a sua consciência esteja tranquila, todo o resto está sempre certo.

Eu eu tenho certeza absoluta que, se você for capaz de colocar estas cinco lições em prática no ano 2018, no final do ano que vem vai olhar para trás e se orgulhar bastante da vida que você construiu ao longo dos últimos 365 dias. Pelo menos é o que acontece comigo.

Sigamos!

Fonte : Portal Despertar http://flaviamelissa.com.br/lidando-com-criticas-o-manual-definitivo-para-ter-um-ano-novo-de-verdade/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...