sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A Dimensão Psíquica e sua conexão com o universo

Por Rosangela Brunet

"Ingenuamente, esquecemos que por baixo de nosso mundo racional jaz um outro enterrado..Não sesei humanidade ainda terá de sofrer até ouse reconhecê-lo""Carl Gustav Jung citado em Simpósio Junguiano)
A nossa Psique esta diretamente ligada ao universo.Isso significa que um afeta o outro,um contém o outro.Por isso decidi refletir superficialmente sobre adoração, rendição, entrega.O que a Psique tem a ver com o universo, e qual a sua relação com o ato de adorar, se render ou se entregar? Adorar não tem a ver somente com eventos divinos. Pode-se adorar um filho,um marido,um pai,uma mãe,o dinheiro, o status, o poder, a profissão e, por aí vai.Se algo toma teu tempo mais que tudo, e não sobra quase nada para outras coisas você esta adorando e suas energias absorvem tuas habilidades, tuas competências, tuas horas, teu espaço e teu dinheiro.

Para se falar de adoração é necessário entender o que significa este termo. Adorar é dar honra,dispor de tempo, ter um profundo respeito a ponto de reverenciar , se "inclinar" diante de algo ou alguém. Se inclinar aqui, na verdade, é no sentido figurado. Pois muitos se inclinam fisicamente mas não adoram. Amar demais alguma coisa a ponto daquilo receber a maior parte da atenção,concentração e energia O que quero ressaltar nesse processo é exatamente isso. A adoração te molda naquilo que você adora.
Porque a adoração exige energia psíquica que é espiritual, a qual é canalizada em direção ao que é adorado. A adoração vai moldando sua forma de vida e catexizando objetos de desejo ou indesejados , com essa energia, a nossa forma de vida, de ser,de ver o mundo, de se comportar e de pensar vai sendo formada. Para que esse fenômeno aconteça é necessário que toda a tua psique,corpo e espírito esteja presente neste
processo.Do contrário isso não ocorreria.A energia esta no espírito que habita na Psique e se expressa no corpo. A Psique tem ,além de outras faculdades mentais, a capacidade de sentir, pensar, lembrar, concentrar, analisar, perceber, discriminar,ate. Estes são processos fundamentais na aprendizagem de comportamentos e na formação de hábitos e articulação da inteligência. Considerando todo esse discurso da para entender a importância de uma adoração.Pode-se,então, concluir que a adoração afeta nosso senso crítico, nossa forma de pensar e de se comportar, tornando-se assim todas as nossas criações um reflexo daquilo que somos:aquilo que adoramos.
Sigmund Freud diz que nossas inquietações e angústias são matéria prima das nossas construções psíquicas, ideológicas, teóricas, organizacionais ,etc.
Mas o que realmente me diz respeito quando quero refletir sobre o tema é: a adoração afeta minha vida em conexão com o universo que é divino ,por conseguinte, afeta meu lugar de habitação: minha "Psique " .

Um comentário:

  1. Muito bem explicado de fácil entendimento.Parabéns que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...