Sobre Psicoterapia

Por Rosangela Brunet
Não preciso dizer que a técnica é necessária, disso todo mundo já esta convencido de há muito. Mas, por trás de todo método esta o homem, muito mais importante do que aquele, pois independente de qualquer técnica é ele que deve tomar as decisões humanas , que para o paciente são , no mínimo de importância tão vital quanto a técnica empregada com sabedoria e competência. Por isso o psicoterapeuta esta obrigado a um autoconhecimento e a uma crítica de suas convicções pessoais e filosóficas tanto quanto um cirurgião esta obrigado a uma perfeita assepsia .O médico deve conhecer sua equação pessoal para não violentar seu paciente “Carls Gustva Jung, In: " Civilização em Transição", 26 de julho de 1875, Kesswil, Suíça
Na  relação que estabeleço com o paciente, a cena inconsciente  me interessa.O diálogo acolhido .Um trabalho de acordos Uma  formação em processo .Valores pessoais e esquemas de referências estão ali,mas não podemos nos apropriar deles como nossos.
Há uma prática  se encontrando com o sujeito que foi barrado.Agora, nele, há uma intenção de Ser ,e nós como psicoterapeutas, entramos  com humildade nesse mar de solidão. Estamos diante de alguém que busca o encontro, ainda que não encontre meios de enfrentar  esse impasse.
Os padrões corporais cronicamente rígidos, juntamente com as representações mentais, crenças e valores que sustentam esses padrões, constituem a estrutura de carácter, que influencia a autopercepção física, a auto-estima, a auto-imagem e o intercâmbio com o ambiente. O terapeuta ... possui uma segunda linguagem, com o uso da terapia corporal, com a qual se pode comunicar com o seu cliente. Esta segunda linguagem possibilita reviver as relações primárias do cliente e alcançar mais facilmente um nível mais profundo de experiência do que aquele obtido com a abordagem puramente verbal....Na medida em que aumentamos a energia no corpo, ampliando nossa respiração, mobilizamos factos, imagens, recordações, que trazem um registro corporal , um significado, uma couraça muscular. Na terapia Bioenergética, o cliente irá repaginar sua vida criando um novo registro corporal que lhe trará mais liberdade e alegria de viver."(Susana Zaniolo Scotton)




O objetivo é a liberdade, o equilíbrio e a autonomia. Ser quem realmente se é com sua singularidade e sua essência .Cada um esta traçando sua  jornada , e esse caminho é solitário e sagrado. Não se pode tocar este solo. Nosso papel é sermos livres no olhar, sermos responsáveis nas intervenções, omissos nas regras.Não há certo ou errado. Bom ou ruim . Agimos como espelhos  e , se  for a hora,  entramos em cena como coadjuvantes.
Estamos lidando com um universo subjetivo , e ali, o respeito, o acolhimento e a aceitação incondicional são  leis irrevogáveis . A consciência do outro é apenas um sinal  possibilitando a  evidência de estarmos em contato com o Todo. Nada mais é absoluto. 
Os sentimentos, pensamentos e valores são registros a serem investigados para a   ampliação da consciência, promovendo uma   percepção de mundo e de si mesmo alargada. 
Nesse processo as relações se transformam, novos sentidos de vida surgem, os desejos se  alinham em paz com o mundo.  
No diálogo terapêutico há um mundo a se desbravar.A  permissividade e segurança se aprofundam. A compreensão entra em contato com o que não havia sentido. É como uma composição artística que agora esta pronta para ser exposta.Aberta aos  julgamentos e novos olhares, pois nesse instante do ato, o sujeito encontrou um caminho para ser  livremente. 
“A análise é árdua .... Mas quando se está desmoronando sob o peso das palavras recalcadas, das condutas obrigatórias, das aparências a serem salvas, quando a imagem que se tem de si mesmo torna-se insuportável,o remédio é esse. Pelo menos, eu o experimentei (...) Não mais sentir vergonha de si mesmo é a realização da liberdade (…).Isso é o que uma (Psicoterapia) bem conduzida ensina aos que lhe pedem socorro”. Françoise Giroud.
Sua história ,agora, esta na vitrine , e há um scritp inesperado, um movimento (des)ensaiado, um ator em cena que não precisa decorar sua fala. Agora , ele improvisa, associa, fala. 

 O "insight",   acontece  no seu tempo. Ela percebe a si mesma enquanto fala , em suas  falas  ele desencadeia suas falhas e se esbarra em suas faltas. Um novo olhar  amanhece, o sol muda de lugar. A profundidade do mar se amplia
A  autenticidade  não parece mais uma ilusão. Ela existe, e fim. Os caminhos se abrem e os laços  presentes  são seus guias .Tomou consciência de si.Agora suas escolhas se encontram com seus desejos, indo em direção ao desenvolvimento e harmonia do seu ser 

"A vantagem principal da terapia é ajudar a pessoa a parar de lutar contra si mesma. Essa é uma luta autodestrutiva que esgotará a energia da pessoa e a nada a levará. Muitas pessoas querem mudar. É possível mudar; mas isto tem que começar pela auto-aceitação. A mudança faz parte da ordem natural. A vida não é estática, está constantemente evoluindo ou involuindo. Não é preciso fazermos nada para crescer. O crescimento acontece natural e espontaneamente quando a energia esta disponível. Mas quando usamos nossas energias numa luta contra o nosso caráter (destino), não nos resta energia para crescer nem para o processo de cura natural. Sempre me deparei com o fato de que, tão logo o paciente aceite, ocorre alteração em sua sensações, comportamento e personalidade."
(Alexander Lowen)

Comentários