segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aqui e Agora


Por Rosangela Brunet

Vida, por © Claudia Guedes
Aqui e agora . Como disse o texto de Goblen : ”Isto é tudo que há” e tudo que existe. O futuro ninguém conhece. Jonhn O. Stevens disse: “Prove-me que o mundo não foi criado há dois segundos, completo, com artefatos e recordações “
Sair do passado e estar no presente a sensação de não existência. Todos se agarram no passado pela necessidade da noção de existência, e as recordações e histórias vividas “supostamente” no passado fazem de nós alguém que existe. Fora isso , é o vazio, a desordem , o caos.
O futuro não existe, e nem podemos dizer que estaremos construindo-o ,pois ele não existe. O único tempo , única coisa que podemos dizer como ” realidade “ é o que esta acontecendo no Aqui e agora. São aas vibrações, percepções, sensações, as cores que vemos, o que sentimos neste momento, o que tocamos, o que cheiramos, o que degustamos, o que enxergamos ao redor ; as flores se abrindo, a chuva caindo, o ar nos tocando, a água nos molhando, O inverno, o verão ,o outono, a primavera que vivemos é apenas um conceito que experimentamos. Eles não são tempo, são estações que atravessam nossa dimensão nos impactando com suas maravilhas e belezas.
As relações com as quais estamos lidando, as práticas ,ações e atitudes que estamos expressando no aqui e agora é tudo que importa, pois podemos escolher agora estar (des)construindo , (re) contruindo ou destruindo no aqui e agora aquilo que desejamos e pensamos ser de valor

O Viver no Agora  é uma  proposta que esta na contra mão de muitas teorias  , pois  contrapõe  o hábito de viver no passado ,com suas lembranças, sentimentos cristalizados e pensamento engessados..
Encarar a vida  depende da forma como vemos o mundo  Se vemos o mundo de forma negativa, temos a tendência a nos refugiar para um lugar  mais confortável. Seja no passado bom que se viveu, seja ma fantasia de um futuro que não se sabe bem se virá . O pior de todas estas opçõess é quando o indivíduo não escolheu,mas de forma inconsciente esta fixado em algum onto passado de sua vida e não consegue se desligar. Assim é o neurótico. Em ambos os casos a pessoa pode adoecer, e a qualidade de vida esta comprometida,pois o prazer que satisfaz e realiza é o prazer advindo do Aqui e Agora, aquele prazer de estar em contato consigo mesmo,com seus potenciais , e assim saber estar no mundo mais inteiro e capaz de escolher com responsabilidade o que vai fazer com sua vida  
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o. Nietzsche
 Vontando a falar sobre da forma como se vê o mundo impactando nossas escolhas, nosso "estar no mundo, nosso tempo de ação; temos que levar em conta nossas percepão de mundo. Nossa percepção da realidade esta diretamente ligada a experiências que tivemos, aos nossos esquemas de valores, aos nossos pensamentos limitantes e ás nossas crenças. A partir dai , desenhamos o mundo e fazemos escolhas. E, na maioria dos casos, estas escolhas parecem ter uma origem nos nossos desejos, necessidades e sonhos legítimos. No entanto, se o indivíduo vive no passado não tem a paercepção adequada para saber qual a realidade que mais lhe satisfaz.Se o indivíduo esta no futuro, focado e obcecado por metas  e traçando planos de ação e estratégias para ganhar e nunca perder, por medo do fracasso, esse indivíduo esta perdendo o melhor da vida, que é o Caminho, e não o pódio
Claro , que temos que fazer escolhas diariamente acertadas para termos uma profissão que nos traga segurança financeira e , em alguns casos, dependendo dos valores, pode-se até desejar o pódio.
Abrham Maslow diz que uma ds necessidades básicas do homem é a necessidade de saciar sua fome, depois estar seguro

 Me parece que estas prioridades tem sido deslocada de forma equivocada. A demanda social tem predominado e dominado o campo das escolhas individuais. Por isso, considero funfamental falrmos exaustivamente deste tema:Viva no Aqui e Agora. Entre em contato com você mesmo e descubra quem voçê é, o que você deseja e necessita e sonha; e aprenda a fazer escolhas a partir dai .

"É apenas isto, nenhum projeto nem manuscrito final sobrevive, com o qual se possa especular, porque eu os queimei. Nenhuma edição tem data, não distingo impressões, números, sinais ou cópias, então o que você assimila, colecionador, não será apreciado. Não ponha isto em sua prateleira, crítico, porque o papel especial dissolve no ar. Leia, isto é tudo; Agora é o único tempo para receber a hóstia de nosso sacramento antes que desapareça. Isto é tudo que há..." ( Peter Goblen ,In : "Agora)

O passado não tem mais como voltar. Acabou. Tudo o que esta acontecendo agora é o que importa. Não há uma forma, ou uma fórmula de reconstruir o passado. Podemos contar uma história sobre ele ,podemos escrever sobre ele, podemos relembrá-lo numa terapia.Aliás, o grande desafio da mente,do cérebro é se desapegar do passado, pois é a partir dele que temos a noção da nossa existência. Fora dele o sujeito se se vê como alguém que não existe . Em função disso a dificuldade de aceitar que o passado não existe mais, pois aceitar esse desapego ao passado cai-se no vazio, na sensação da não-existência, e isso é insuportável.
Claro, que falar sobre desapegar do passado, deixar de viver no passado não é um processo fácil, pois ele é constituído de uma história , e portanto se torna uma referencial, é uma história supostamente existencial contável .O passado ,ainda que seja uma história , ele acabou. Há quem diga que o passado é um mentira que que contamos para nós mesmos
A questão importante que se deve levar em conta é não se paralisar no passado, nas lembranças, presos a emoções ligadas a pensamentos e experiências passadas, pois isso pode ser sintomático e paralisar a vida .Por isso, é necessário entrar nesse processo de aprendizagem de sair dessa região, dessa instância, dessa dimensão passada. É urgente aprender a viver no aqui e agora
O futuro é um tempo que não existe,né? Não existe um futuro .Nem no tempo e nem no espaço . Segundo a mecânica quântica o único tempo que temos é este aqui. E quanto mais formos ampliando nossa consciência, nossa percepção vai se transformando e a realidade , como disse Einsteisn , “passa a ser uma ilusão ainda que persisitente!O único tempo que existe é este aqui. Este momento agora.” Somos Instantes”

O agora é um tempo fundamental para sermos realizados e plenos. Todos os setimentos, acontecimentos e situações que voc~e esteja experimentando no aqui e agora, sejam eles tristes ou alegres, é necessário vive-los intensamente, entrar em contato com eles, pois isso é tudo que temos. Seja bom ou ruim.Viva. Carpem Dien , seize the day.Curta. Enjoy it. Porque isso é tudo que vc tem.
E uanto mais rapidamente você aprender a exercitar, desfrutar do aqui é agora, mais você mais você vai ficando saudável ,sua percepção vai se transformando porque sua consciência vai se ampliando
Cada segundo, instante, temos que vier intensamente porque ele passa e não tem como voltar mais.
Compreendo que esta ideia é difícil de entender, e existe controvérsias por parte de muitos teóricos. Mas esse conceito tem base científica na área da neurociência, na física quântica e na Gestalt .
Na medida em que nos propomos, pelo menos, pesquisar, tentar aprender, e desfrutar dessa ideia, vamos descobrir que desfrutar do presente , construir relações no aqui e agora ,,curtindo cada situação e “amando como se não houvesse amanhã, porque na verdade não ha”. Mesmo que essas vivências sejam boas ou ruins, não importa. É necessário entrar em contato com o que estamos vivendo, sentindo, pois em cada situação ,por mais simples que seja, há uma mensagem existencial para nós. Além disso, no futuro não há saída e nem respostas, as saídas, respostas e recompensas, como disse Gobler, estão no hoje, no aqui e agora. Este é o nosso presente !!
Olhe para os lados, observe cada detalhe a sua volta. Sinta toda emoção que for possivelmente saudável, ainda que nessa hora seja a tristeza ou raia. Entre em contato com você mesmo, com suas emoções, com suas sensações internas, com suas reações diante de algum fato neste momento , o que passa na sua cabeça quando olha, cheira, toca, ou degusta algo. Olhe as portas que estão te escapando do olhar por estar vivendo no passado ou no futuro. Mesmo que esta porta se pareça pequena e seja a única porta que você consiga enxergar, mesmo que ela possa significar uma insignificante oportunidade. Entre nela para se certificar antes de passar direto ou quase sempre nem percebê-la. Pois tudo que você tem é este momento.Tudo que temos é isto, e é a única oportunidade de temos neste momento Olhe nos olhos das pessoas e tente apreender o que elas estão sentindo ou expressando ,ame quem esta ao seu lado Este é seu próximo, “e é par isso que estamos aqui para aprender, amar, observar e depois voltamos pra casa.”
Existe uma forma, uma fórmula. É um processo que exige aprendizagem .Não é um processo fácil, e nem adianta conhecer isso teoricamente, pois a não-experiência de mãos dadas com o conhecimento teórico é como um mapa de um lugar que nunca se viu

Esta é a minha proposta, o meu convite. Viva no Aqui e Agora. Aprenda como fazer isso. Não é fácil. Falar sobre isso teoricamente é bonito ,mas é necessário uma experiência, uma vivência processual. Ouse aprender a viver este processo , a participar deste processo .
Neste texto eu quis te motivar a se responsabilizar a ser você mesmo em harmonia com o universo.

Para isso , é necessário um processo de aprendizagem , há caminhos e dicas a se seguir. Mas hoje quero apenas falei sobre o tema.
Mas ,não esqueça, Viver no Aqui e Agora é o caminho que vai promover saúde mental e qualidade de vida para você. Esta é minha proposta, o meu convite.


Conheça meu canal no Soundclouds .Lá você encontra este texto falado por mim https://soundcloud.com/rosangela-brunet/sons-de-sexta-feira-entardecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...