sábado, 23 de maio de 2015

Ensaio Fotográfico de Angel "Mulheres: O que Elas Querem?"



MULHERES TRATADAS PELA PSICANÁLISE 
O que elas querem?
Por Jorge Forbes

Com o tema “Mulheres tratadas pela psicanálise”, o Instituto da Psicanálise Lacaniana realizará, no dia 30 de maio, mais um Sábado no IPLA, curso em cinco aulas.
A psicanálise nasceu das mulheres. Cinco histéricas forneceram matéria para os casos inaugurais das elaborações de Freud. E foi pelo caso de uma mulher psicótica que Lacan fez sua entrada na psicanálise.
Haveria um lugar privilegiado das mulheres na psicanálise? Elas oferecem um enigma, colocam de modo peculiar a impossibilidade de seu desejo. O que quer uma mulher? pergunta Freud. Como goza uma mulher, pergunta Lacan. Freud define a mulher por um déficit em relação à posição masculina. E Lacan, pelo excesso, por um gozo suplementar. A mulher se beneficiaria de um gozo “a mais”.
 O mundo mudou. Como diz Jorge Forbes, passou de uma orientação vertical em que a figura do pai era a bússola, para uma organização horizontal, flexível e múltipla.
“Por ser realizada em um laço social horizontal, não mais vertical; por privilegiar o singular sobre o comum a todos; por não buscar grandes causas, mas a delicadeza dos afetos, é chamada de feminina. A globalização, a nova era em que vivemos, é feminina.” (Forbes, 2013). Tal aforismo é reconhecimento de certo savoir-faire nas mulheres. A globalização retira a garantia do pai e traz novas responsabilidades e novos vínculos entre as pessoas e, consequentemente, reconfigurações da família. Em um mundo em que não existe mais padrão, cada um é tomado em sua singularidade. Sem mais esperanças em um sentido comum partilhado desenham-se novas configurações. Busca-se além do saber do pai, aquilo que ressoa, o viral.

Neste contexto, a mulher se deslocou de sua posição tradicional para criar novas possibilidades de escolha de sua vida no amor, profissão, filhos, beleza, inteligência, hobby. E nessas mudanças e nesse novo tempo isso significa que hoje, finalmente, haveria uma resposta sobre o que quer uma mulher? 















Fonte : http://www.ipla.com.br/cursos-ipla/sabados-ipla-2015-mulheres-tratadas-pela-psicanalise-o-que-elas-querem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...