MULHERES TRATADAS PELA PSICANÁLISE
Com o tema “Mulheres tratadas pela psicanálise”, o Instituto da Psicanálise Lacaniana realizará, no dia 30 de maio, mais um Sábado no IPLA, curso em cinco aulas.
A psicanálise nasceu das mulheres. Cinco histéricas forneceram matéria para os casos inaugurais das elaborações de Freud. E foi pelo caso de uma mulher psicótica que Lacan fez sua entrada na psicanálise.
Haveria um lugar privilegiado das mulheres na psicanálise? Elas oferecem um enigma, colocam de modo peculiar a impossibilidade de seu desejo. O que quer uma mulher? pergunta Freud. Como goza uma mulher, pergunta Lacan. Freud define a mulher por um déficit em relação à posição masculina. E Lacan, pelo excesso, por um gozo suplementar. A mulher se beneficiaria de um gozo “a mais”.
O mundo mudou. Como diz Jorge Forbes, passou de uma orientação vertical em que a figura do pai era a bússola, para uma organização horizontal, flexível e múltipla.

Neste contexto, a mulher se deslocou de sua posição tradicional para criar novas possibilidades de escolha de sua vida no amor, profissão, filhos, beleza, inteligência, hobby. E nessas mudanças e nesse novo tempo isso significa que hoje, finalmente, haveria uma resposta sobre o que quer uma mulher?

Fonte : http://www.ipla.com.br/cursos-ipla/sabados-ipla-2015-mulheres-tratadas-pela-psicanalise-o-que-elas-querem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário