terça-feira, 15 de julho de 2014

Jan Banning

MORADORES DE RUA / ALÉM DOS ESTEREÓTIPOS
Fotografia de Jan Banning

O fotógrafo holandês Jan Banning sempre se interessou em assuntos sociais e políticos e sua habilidade como fotógrafo de retratos fez dele a pessoa perfeita para uma série com os moradores de rua, mas para quebrar com alguns paradigmas, ele resolveu fazer as fotos em um estúdio fotográfico.


Banning ficou um pouco preocupado em assumir o projeto porque essa população muitas vezes ignorada foi, paradoxalmente, sempre presente no mundo da fotografia documental. As imagens vistas eram normalmente da mesma forma: em preto-e-branco, dormindo na rua, e, geralmente, com uma sensação de desespero.


“Eu queria fotografá-los em um ambiente de estúdio, contra um pano de fundo neutro, concentrando-se em sua individualidade, em vez de estereótipos,” Banning escreveu em seu site. “Em essência, eu quero mostrar quem eles são e não o que eles são rotulados”.


Com a ajuda de um assistente de fotografia, ele montou um estúdio móvel e fez uma breve entrevista com os moradores de rua, antes de tirar as suas fotos. Banning disse que o processo ajudou a criar um retrato mais íntimo.
“Acho que a entrevista serviu a um propósito, porque eu queria entender o que estava acontecendo… e também para criar um laço, para não tê-los como animais em um parque de safári, mas ter uma relação com eles, para estabelecer a confiança e intimidade.”


As primeiras perguntas foram: Como você se tornou morador de rua? O que aconteceu na sua vida? E o resto foi intuição. Alguns responderam sobre suas origens e históricos familiares, outros sobre históricos de doenças mentais e drogas.



No total, Banning fotografou cerca de 100 retratos para a série e incluiu 42 no respectivo livro ”Down and Out in the South”.

Fonte : Mistura Urbana : http://misturaurbana.com/2013/06/moradores-de-rua-alem-dos-estereotipos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...