domingo, 2 de agosto de 2015

Frida Khalo


Frida Khalo era fascinada pelas cores fortes, características do seu país, Frida Kahlo, a artista e militante política de esquerda que virou sinônimo de superação e que detestava o rótulo de surrealista, produziria em pouco tempo um importante acervo de obras de arte, na maioria pintura de autorretratos, que encantaram e ainda encantam, mais de 60 anos depois de sua morte...


Imagem: Frida Kahlo em sua casa na cidade do
México, 1951, fotografada por Gisèle Freund.

Veja um coementário sobre a história de Frida Khalo


Segue postagem completa feita por  Juliana Martinez sobre Frida Khalo

 

 Frida Kahlo é uma das minhas pessoas favoritas. Foi uma mulher intensa, corajosa e esplêndida, que nos deixou um grande legado, não só com suas pinturas, mas também com suas palavras, lições e o valor de sua luta constante.
Revolucionou o mundo com sua atitude diante da vida, rompendo não só com os convencionalismos do século passado no México, mas também no mundo todo. De fato, ainda hoje ela seria revolucionária e continuaria rompendo com convencionalismos. Foi uma mulher a quem tentaram classificar como surrealista, mas nunca deixou que a classificassem, pois assim como ela afirmava, não pintava sonhos, mas a sua própria realidade.
Marcada por sua própria existência, pelos grandes golpes que a vida lhe deu e por seu imenso amor por Diego Rivera, sua vida foi repleta de infortúnios que nunca cessaram. Frida foi uma mulher desafiadora, vaidosa, apaixonada e com uma capacidade desmedida de amar que, naturalmente, deixou, em suas palavras, valores que ultrapassam fronteiras.

Outra reportagem falando sobre o fenomeno Frida Khalo

 Frases d Frida Khalo]

  1. “Amuralhar o próprio sofrimento é arriscar que ele te devore desde dentro”
  2. “A dor, o prazer e a morte não são mais do que o processo da existência. A luta revolucionária neste processo é uma porta aberta à inteligência”
  3. “Doutor, se me deixar tomar essa tequila, prometo que não vou beber no meu funeral”
  4. “Ao fim do dia, podemos aguentar muito mais do que pensamos que podemos”
  5. “A vida insiste em ser minha amiga, e meu objetivo meu inimigo”
  6. “Não há nada mais bonito do que o sorriso!”
  7. “O que não me mata, me alimenta”
  8. “Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, apenas minha própria realidade”.
  9. “Nada é absoluto. Tudo muda, tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece”
  10. “A beleza e a feiura são uma miragem, pois os outros sempre acabam vendo nosso interior”
  11. “Tentei afogar minhas mágoas, mas as malditas aprenderam a nadar, e agora estou sobrecarregada com essa decente e boa sensação”
  12. “Há alguns que nascem com estrelas e outros com mais algumas, e mesmo que você não queira acreditar, nasci com constelações…”
  13. “Eu costumava pensar que era a pessoa mais estranha do mundo, mas então pensei, há muita gente no mundo, tem que existir alguém como eu, que se sinta bizarra e danificada da mesma forma que eu me sinto. Consigo imaginá-la, e imagino que ela também deve estar por aí, pensando em mim. Bom, eu espero que se você estiver por aí e ler isso, saiba que, sim, é verdade, eu estou aqui e sou tão estranha quanto você.”
  14. “Queria te dar tudo o que nunca teve, e nem assim você saberia a maravilha que é poder te querer”
  15. Pode-se inventar verbos? Quero inventar um: Eu te céu, assim minhas asas se tornam enormes para te amar sem medidas.”
  16. Sinto que, desde nosso lugar de origem, estivemos juntos, que somos da mesma matéria, das mesmas ondas, que temos, dentro de nós, o mesmo sentido. Seu ser inteiro, seu gênio e sua humildade prodigiosas são incomparáveis e enriquecem a vida; dentro do seu mundo extraordinário, o que te ofereço é apenas uma verdade a mais, e que vai sempre acariciar o mais fundo de ti mesmo. Agradeço por recebê-lo, obrigada por viver, por ontem ter me deixado tocar a luz mais íntima e por ter dito, com sua voz e seus olhos, o que eu esperei toda a minha vida.”
  17.  Pernas, pra que te quero, se tenho asas para voar?”


História de Frida Khalo


Alguns Registros Fotográficos de sua vida 














Veja algumas obras de Frida Khalo 














A Influênia Cultural de Frida Khalo na nossa atualidade


Achei interessante mostrar a vocês o poder que uma pessoa, principalmente um artista , pode exercer em uma cultura, influenciando-a e quebrando paradigmas. Ainda que lentamente, é possível sonhar com um mundo melhor. Acredito que todos nós podemos ser um transformador  e influenciador em nossa sociedade, e  um multtiplicador de novas ideias.Por enquanto, trago o exemplo bem atual de Frida Khalo.Infelizmentenõ estamos falando de uma brasileira,mas de qualquer forma fica ai o exemplo a ser seguido, já  que aqui no nosso páis estamos carentes de exemplos.
A arte aqui no Brasil ainda esta sendo dominado pelo mercado. Há artistas maravilhosos que saem do pais para ganahr dinheiro e recnhecimento.Na música,por exemplo temos Ivan Lins, Beto Guedes, Flavio Venturine, etc...que tem seu público prórpio,mas não participam da mídia que manda no mercado.Fica aqui uma proposta de inversão de valores e transformação de atitude mercadológica!!

Estes artigos abaixo foi copiado da "Catraca Livre" e  do Blog  "AFIM: Arte, Fotografia, Idéias e Marmota", cujo autor se chama Jussara Almstadter ( http://www.jualmsfotografia.com/)

"A intrigante artista mexicana, "Frida Kahlo" foi homenageada em diversas obras pela riqueza do seu trabalho. Agora, são as crianças que poderão ter acesso à sua história. O livro infantil "Viva Frida"apresenta de forma lúdica e delicada como sua vida se encheu de riso, amor e tragédia, e como tudo isso influenciou o que ela pintou em suas telas.
Escrito e ilustrado por Yuyi Morales e com os cliques do fotógrafo Tim O’Meara, o livro retrata as adversidades que Frida enfrentou em toda sua jornada criativa e as superou tornando-se uma das mulheres e artistas mais notáveis ​​da humanidade."
Veja   como foi o processo de produção do livro.
 https://www.youtube.com/watch?v=8mu8mZLmewI









___________________________________________________


FRIDA KAHLO GANHA MOSTRA COM SUAS ROUPAS QUE FICARAM GUARDADAS POR CERCA DE 50 ANOS

Publicado em 30 de out de 2012
"El Museo Frida Kahlo y la revista Vogue México, en asociación con BMW, y con el apoyo de The Anglo Mexican Foundation, Embajada de Estados Unidos, Embajada de Francia, Fundación Bancomer, Fundación Japón, Lasalle College of the Arts, Montblanc, University of the Arts London y Valentino Parfums, presentarán en noviembre de 2012 una exhibición que hará historia: "Las apariencias engañan: los vestidos de Frida Kahlo".

En 2004, tras 50 años de permanecer bajo llave por petición de Diego Rivera, se abrieron las puertas de dos baños, baúles y roperos de La Casa Azul, que hasta entonces habían permanecido cerrados; ahí se encontraron documentos, fotografías, obra plástica y una colección de textiles del guardarropa de Frida Kahlo, integrada por más de trescientas piezas. Entre ellas destacan rebozos, faldas, blusas, enredos, vestidos, mantos de tehuana, medias, enaguas, pantalones, camisas, listones, corsés y trajes de baño.

"En la forma de vestir de Frida se puede reconocer la creatividad y el profundo sentido del colorido que tenía la artista. Su ropa, además de ser en sí una manera de esconder flaquezas físicas y emocionales, traducía su temperamento. Su atuendo fue un elemento fundamental en la construcción de su fuerte personalidad que la ha hecho trascender en la historia de la pintura del Siglo XX", comentó Carlos Phillips, Director General de los Museos Dolores Olmedo, Diego Rivera y Frida Kahlo.

Ya sean confeccionados en seda, terciopelo, con bordados, aplicaciones o encajes, todas estas piezas revelan fragmentos de la historia e identidad de Frida Kahlo y, a través de ellas, es posible hacer una nueva interpretación de su vida y obra. La artista no sólo intervenía sus prendas, sino que llegó a marcar un estilo que influyó en el diseño de moda internacional." [3]

Fiz um apanhadão de notícias, (já q eu mesmo nãaaao pude ir - 2013) da mostra do guarda-roupa maravilhoso de Frida Kahlo, apresentadas na Smoke and Mirrors - Casa Azul/México! ♥♥♥ [4]

Vídeo de divulgação da exposição "Las apariencias engañan: los vestidos de Frida Kahlo"



Por: Janara (http://www.ideafixa.com/no-guarda-roupa-de-frida-kahlo)
11/03/2013

1937, foto de Nickolas Muray
O guarda-roupa de Frida Kahlo foi trancado logo após a morte de Kahlo, em 1954. Ela usava a moda para transformar suas inseguranças físicas e emocionais em força, beleza e inspiração para a sua própria pintura.




Quando Kahlo morreu, logo após seu aniversário de 47 anos, seu marido e parceiro na arte, Diego Rivera, começou a colocar seus pertences pessoais em um banheiro de sua casa, na Cidade do México. Com a morte de Rivera, em 1957, a casa de ambos conhecida como La Casa Azul, tornou-se o Museo Frida Kahlo.


Pouco antes de Rivera morrer, ele instruiu uma amiga íntima, Dolores Olmedo, para que o guarda-roupa de Frida ficasse trancado pelos próximos 15 anos. Olmedo levou o pedido de Rivera tão a sério que deixou o closet trancado até a sua morte em 2002.
Durante a última década, o museu foi finalmente capaz de catalogar e organizar o conteúdo do closet, que também guardava centenas de documentos, fotografias e obras de arte – além de cerca de 300 peças de roupa e objetos pessoais. desde um par de brincos que Picasso deu a Frida, até a suas próteses personalizadas.
Apenas em novembro de 2012, em colaboração com a Vogue México, o museu abriu a primeira exposição das roupas de Kahlo, apresentando seu vestuário através da lente da deficiência, do poder feminino, assim como a sua contínua influência sobre a moda.

a-drawing-from-1932-“The-Abortion”-addresses-Kahlo’s-inability-to-conceive-children-following-the-bus-accident.-Right-Kahlo-decorates-one-of-her-many-plaster-corsets-in-1951.-600x364

Na esquerda, um desenho de 1932 (“o aborto”) fala sobre a incapacidade de frida de ter filhos após o seu acidente. A direita, Kahlo decora um de seus vários corsets, em 1951










Referência

[1]https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/familia/indicacao/livro-infantil-celebra-a-vida-da-artista-frida-kahlo/
[2]https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/familia/indicacao/colecao-infantil-antiprincesas-conta-historias-de-mulheres-inspiradoras/
[3] https://www.youtube.com/watch?v=wt0dGeMDQiM
[4] http://artefotografiaideiasemarmotas.blogspot.com.br/2013/03/o-guarda-roupa-de-frida-kahlo.html


Fonte: 

Fonte :http://amenteemaravilhosa.com/frases-de-frida-kahlo/ 
Sugiro o link : http://designevisual.blogspot.com.br/2012/01/frida-kahlo-e-suas-obras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...