segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Van Gogh : Girassois

"Acordo todos os dias pelo mesmo motivo dos Girassóis" 
Wendel Valadares

"Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.Haverá girassóis em todas as janelas.Thiago de Mello.[1]
Obra de Vincente Van Gogh



Van Gogh e seus girassóis brilhantes ardiam os campos de trigo e seus céus amarelos destilavam sentimentos que somente ele viveu e encantaram o mundo com sua criação. Obcecado pela luz ele um dia escreveu a Émile Bernard , em 1888 : " Oh! Que sol pleno e lindo de verão esta aqui" 

"O girassol é um símbolo de travessia e libertação. Para os girassóis sobreviverem eles precisam ter sua corola voltada para o Sol do nascente ao poente. Uma das simbologias do Sol é a luz ,a sabedoria, a riqueza espiritual e a justiça que tanto necessitamos.
Mas há outras simbologias para o sol. No entanto, independente da crença todos desejamos  o sol ,seja pela Luz,seja pela Justiça,seja pela sabedoria ou  pela riqueza espiritual.O fato é que sem sol nada cresce. Tudo murcha.
Os girassóis só crescem em direção ao Sol .Mas há girassóis que necessitam de Justiça , outros carecem mais de Luz. Outros anseiam pela  liberdade atravessando desertos intermináveis.São  os fartos de sol sem abrigo e sem água para repousarem. Não há equilíbrio nesses girassóis.Eles morrem.
Pra mim, o princípio fundamental da fertilidade e florescimento é o vazio. Girassóis  e vazio parecem não ter relação alguma? Mas tem. Se não houver o vazio não haverá lugar para a semente chegar, não haverá lugar para o sol entrar. O que é farto não cabe mais nada.Muitos evitam enfrentar o vazio.Por isso inventam conceitos e leis pessoais que os aprisionam.Mas a angústia derivada desse enfrentamento é que no tornam pessoas criativas e saudáveis. A saúde vem não somente da vivência da alegria,mas doenfrentamento da dor, da solidão e dos "nadas " que nos habitam.Tem um trecho de Fernando Pessoa que diz :"Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor. Deus deu ao mar o perigo e o abismo , mas nele (também) é que espelhou o céu."
Então não haverá céus de Fernando Pessoa e bem girassóis de Van Gogh se a terra não estiver pronta para florescer ,não haverá crescimento se não houver espaço para crescer.O vazio é o princípio do saber."No princípio a terra era sem forma e vazia.". Foi preciso o vazio para a criação .
 Ainda que  o vazio , por um breve tempo, tenha tido  um nome ,um endereço ou  uma história ele continua nos movendo criando outras rotas para nos fazer crescer e florescer.Mas o fruto depende do sol .Ainda que o vazio tenha sido o  mar e, o   rio que correu largo além de nossa imaginação.Ele fica.E  pode se transformar em sua obra de arte. Porque o Sol para mim também é  criação. Girassóis amarelos de   alegria e espiritualidade trazendo  eternidade.
Por isso, desejo que em 2014 os jardins  se transformem em  girassóis nos tornando abrigo e recebendo toda justiça  e espiritualidade que necessitamos.Que   possamos aprender a acordar para  enxergar as belezas que se escondem mesmo nas noites que antecedem nosso amanhecer esperado. 

Todo mundo tem um campo de girassóis dentro de si. Desejo que a gente aprenda a  acordar para ver os girassóis sobre a terra .Ainda   que não saibamos  como fazê-lo.Persigamos o Sol. Que nossos  vazios se transformem em  campos de flores. Um lugar para gerar  Girassóis e, ai ,quando puderem ,   usem suas dores também para alimentar os aflitos de luz e de pão
Art of the Day: Van Gogh, Sunflowers, Autumn 1888. Oil on canvas, 92 x 73 cm. Neue Pinakothek, Munich.
In a letter to his sister Wil, dated February 1890, Van Gogh explained: "My paintings are a cry of anguish while symbolizing gratitude in the rustic sunflower."


[1] ,In: "Os Estatutos do Homem" .Livro "Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida "


Fonte :
 http://obviousmag.org/sphere/2012/11/paletas-de-pintores-famosos.html
http://totallyhistory.com/vincent-willem-van-gogh/
http://youtu.be/Li5oNy4MP9E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...