quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ensaio Fotográfico "Cada Janela,Uma História



"O fotógrafo Julio Bittencourt fez uma série de imagens no famoso edifício Prestes Maia no centro de São Paulo. Lá, nesse edifício de 22 andares abandonado e que já foi moradia de cerca de 1630 pessoas, sendo 468 famílias, Julio registrou os novos ocupantes se instalando nos lares, e claro olhando para a cidade através da sua nova janela.
O projeto também virou um livro com o mesmo nome da série: “Numa janela do edifício Prestes Maia 911“. O fotógrafo brasileiro disse que o objetivo das fotos foi mostrar a importância da comunicação através das janelas, a dignidade das pessoas que sobrevivem por trás delas, a decadência de um sistema que não integra os habitantes em uma sociedade tão desigual como a nossa, e claro, cada janela é uma história, ou são várias histórias de vida."Natt Naville

                




"Esta gente cujo rosto

Às vezes luminoso
E outras vezes tosco
Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis
Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre
Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem                                                                                                                                                    

                                                                                                        Um país ocupado                                              

Escreve o seu nome 
E em frente desta gente 
Ignorada e pisada 
Como a pedra do chão 
E mais do que a pedra 
Humilhada e calcada 
Meu canto se renova 
E recomeço a busca 
De um país liberto 
De uma vida limpa 
E de um tempo justo 
Sophia de Mello Breyner Andresen, in "Geografia  



















Fonte :  Fotografia de Julio Bittencourt  http://misturaurbana.com/2013/03/cada-janela-uma-historia-de-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Por Rosangela Brunet "O meu mundo não é como o dos outros: quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia...